segunda-feira, 27 de junho de 2011

BARATAS !! PARTE 2 !!


BARATAS :

Existem cerca de quatro mil espécies diferentes de baratas, espalhadas nos mais diversos ambientes ao redor do mundo (menos nas calotas polares), principalmente nas regiões tropicais ou subtropicais. 

Dessa infinidade de espécies, no entanto, apenas 1% é doméstica, ou seja, procura convívio com o homem. 

Elas buscam no ambiente urbano condições propícias relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo, água.

Assim, as baratas domésticas são aquelas que vivem dentro de residências (ou outras estruturas construídas pelo homem), no peridomicílio (ao redor das estruturas) e em anexos como caixa de gordura, esgoto, bueiro e outros locais úmidos e escuros.


As espécies de baratas mais comuns em domicílios são :

Periplaneta americana (barata de esgoto)
Blatella germanica (barata alemã - barata de cozinha)
Periplaneta australasiae
Blatta orientalis
Supella longipalpa (barata de listras marrons)


As duas primeiras são as mais comuns no Brasil  








PREJUÍZOS :




As baratas são potencialmente transmissoras de doenças causadas por disseminação mecânica de patógenos diversos, tais como esporos de fungos, bactérias, vírus etc. Estes são veiculados em suas pernas e corpo, adquiridos quando percorrem esgotos, lixeiras e outros lugares contaminados.

Dessa forma, por exemplo, é que certas bactérias podem causar gastroenterites (inflamação no estômago e intestino) e surtos diarréicos, quando do contato destes animais (sua saliva ou excremento) com alimentos ou utensílios de uso humano (copos, talheres, bandejas, panelas...).

Além disso, podem conter patógenos (microorganismos causadores de doenças) também dentro de seu corpo, como protozoários. Nesse caso, tornam-se hospedeiros intermediários de vários vermes (helmintos) que infestam mamíferos e aves. Galinhas, patos, marrecos e outras aves se alimentam de baratas, podendo infestar-se destes parasitas enquanto as devoram.

Em pessoas mais sensíveis, os excrementos e peles resultantes das mudas das baratas (troca de carcaça no decorrer do seu crescimento) podem provocar reações alérgicas tais como lacrimejamento, erupções cutâneas e coriza.

Enfim, os patógenos mais comuns associados às baratas incluem bactérias dos gêneros Salmonella (veneno alimentar), Staphylococcus, Streptococcus, Coliform, Bacillus e Clostridium; a bactéria Escherichia coli (diarréia) e a Shigella dysenteriae (desinteria); protozoários causadores de toxoplasmose etc. 






ASPECTOS BIOLÓGICOS :






Baratas são insetos de corpo ovalar e deprimido. De acordo com a espécie, seu tamanho varia de alguns milímetros a quase 10 centímetros, tendo em geral coloração parda, marrom ou negra. Existem também espécies coloridas.

Genericamente podemos dizer que machos são menores que as fêmeas; nalgumas espécies só os machos são alados, sendo as fêmeas ápteras (não possuem asas); na maioria, porém, tanto machos quanto fêmeas apresentam dois pares de asas.

A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples).

As antenas encontram-se inseridas entre os olhos compostos, podendo atingir o dobro do comprimento do corpo. Elas desempenham um papel fundamental na sobrevivência da barata servindo não apenas comoelemento de direção, mas também podendo captar vibrações no ar ou ainda cheirar alimentos ou feromônios.

O aparelho bucal é mastigador, possibilitando roerem papéis, lombadas de livros, roupas sujas de alimento, pêlos, pintura, mel, pão, carne, batatas, gorduras. Algumas se alimentam de madeira (celulose), sendo tal alimento digerido por microrganismos no interior de seu intestino, como sucede entre os cupins.

As pernas são ambulatórias, tornando as baratas andarilhas excepcionais. Apresentam coxa grande, fêmures e tíbias com espinhos e, em geral, têm tarsos pentâmeros. 

Quando presentes, apresentam dois pares de asas, sendo o primeiro par tipicamente coriáceo (tégmina) e o segundo membranoso.

O abdome é séssil, alargado e deprimido, apresentando em geral 10 segmentos. Apresenta um par de cercos no último urômero, acrescido de um par de estilos nos machos.

A postura dos ovos é feita dentro de uma cripta genital em uma capsula denominada ooteca. 







ASPECTOS COMPORTAMENTAIS :


Baratas são animais de hábitos noturnos, sendo mais ativas à noite, quando saem do abrigo para alimentação, cópula, oviposição, dispersão, vôo.

O hábito noturna das baratas pode ser explicado através do mecanismo da seleção natural. Durante sua evolução as baratas que se mantinham ativas à noite sobreviviam, ao contrário daquelas que tinham hábitos diurnos. Estes insetos passaram assim a predominar no ambiente, transmitindo a seus descendentes este comportamento chamado fototropismo negativo.

Embora elas procurem ficar abrigadas da luz e da presença de pessoas, algumas condições especiais contribuem para o seu aparecimento diurno, tais como excesso de população e falta de alimento ou água.

Embora não sejam animais sociais, como as abelhas, cupins e formigas, as baratas são gregárias, sendo comum ocorrerem em grupos.
 








REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO :





As baratas são insetos hemimetábolos, ou seja, apresentam metamorfose gradual ou parcial (simples) em três estágios : ovo, ninfa e adulto.

A fêmea produz uma capsula protetora dos ovos (ooteca), em forma de bolsa fechada, a qual contém duas fileiras de ovos justapostas e separadas por uma membrana. 

De acordo com a espécie, o número de ovos varia de 4 a 50 .

A ooteca é colocada em lugar seguro, próximo a uma fonte de alimentos, cerca de dois dias após sua formação. 

Apenas a barata alemã carrega a ooteca até cerca de 24-48 horas antes da eclosão dos ovos.

As próprias ninfas rompem a ooteca na maioria das espécies, à exceção da Barata-de-esgoto (P.americana) onde as formas jovens são liberadas com o auxílio da mandíbula materna.


As formas jovens (ninfas) se parecem-se com as adultas, diferenciando-se apenas pelas seguintes características :
  • coloração clara, praticamente branca, escurecendo em algumas horas por causa da oxidação dos componentes da pele.

  • não têm asas.

  • sofrem mudas (ecdise) para crescer, ou seja, perdem o esqueleto externo ou casca.

  • a última muda corresponde à barata adulta, com asas totalmente formadas e sexualmente madura.



Após a muda, durante um período de aproximadamente 24 horas, as ninfas permanecem com uma aparência esbranquiçada até que o novo esqueleto adquira o enrijecimento original. 


Durante esta fase, as baratas estão sujeitas ao ataque da própria espécie e ao canibalismo.



O ciclo de desenvolvimento da barata, do ovo à fase adulta, depende de fatores como :
  • espécie

  • condições de temperatura e umidade (alta temperatura e alta umidade favorecem um menor tempo de desenvolvimento).

  • quantidade de alimento e teor de proteína disponível.

  • outras condições ambientais.


Este ciclo (do nascimento à maturidade sexual) pode variar de 53 dias para a B.germanica até 2 anos para a B.orientalis. 





PREVENÇÃO :


As seguites recomendações ajudam a prevenir ou diminuir infestações :
  • Manter alimentos guardados em recipientes fechados, impedindo o acesso das baratas

  • Conservar armários e despensas fechados, sem resíduos de alimentos.

  • Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes.

  • Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados.

  • Remover e não permitir que sejam amontoados caixas de papelão e lixo em locais não apropriados.

  • Manter caixas de gordura e galerias bem vedadas.

  • Colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas.

  • Ficar atento com os tetos rebaixados.

  • Limpar periodicamente a parte posterior de quadros ou painéis.

  • Remover e destruir ootecas (ovos de baratas).

  • Excluir a prática de fazer pequenos lanches no quarto ou na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc...

  • Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.

  • Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.

  • Não permirtir acúmulo de lixo, recolhendo-o e fechando-o hermeticamente

  • Manter a casa sempre limpa e o terreno em volta sempre capinado

  • Revisar as mercadorias e embalagens (principalmente as caixas de papelão e madeira) que chegam de fora do estabelecimento

  • Procurar os possíveis abrigos das baratas, perto de fontes de calor e com pouca luminosidade, como motor de geladeira, freezer, fogões, fornos, estufas etc.




Canais de entrada e medidas práticas :







  • Lixo / Lixeiras. - Remover diariamente todo o lixo em sacos plásticos, principalmente restos alimentares. Lavar periodicamente a lixeira (semanalmente), mantendo-a seca e bem fechada.

  • Acondicionamento de Alimentos - Doces, pães, biscoitos devem ser guardados em vasilhas bem fechadas ou na geladeira.

  • Caixas de Gordura e Esgoto - Limpar periodicamente (quinzenalmente) as caixas de gordura e esgoto. Mantê-las sempre bem fechadas.

  • Ralos - Os ralos da cozinha, área de serviço e banheiros devem ser limpos periodicamente (semanalmente) e tratados com desinfetante (creolina). Devem ser utilizados ralos protetores.

  • Frestas de Armários e Portas - As frestas de armários de cozinha, em cima e abaixo da pia, devem ser vedados. Limpar periodicamente o interior destes armários. - Manter a bancada da pia bem seca e limpa durante a noite. - Usar vedação de borracha em todas as portas que dão para o exterior.

  • Fogão e Geladeira - Limpar, diariamente, o fogão e embaixo da geladeira.

  • Interruptores de Luz, saídas de telefones, etc. - Manter bem justas as tampas, trocando os espelhos de tomadas ou interruptores quebrados.











  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário