quarta-feira, 22 de junho de 2011

APÓLO !!





Apolo, foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana um dos deuses olímpicos, Filho de Zeus e da titã Leto, e irmão gêmeo de Ártemis.

As origens de seu mito são obscuras, mas no tempo de Homero já era de grande importância, sendo um dos mais citados na Ilíada.

Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade.

Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo dos Delfos, e líder das Musas.

Era temido pelos outros deuses e somente seu pai e sua mãe podiam contê-lo.

Era o deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas.

Além disso era o deus da Beleza da Perfeição da Harmonia do Equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à Natureza, às ervas e aos rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros.

Embora tenha tido inúmeros amores, foi infeliz nesse terreno, mas teve vários filhos.

Foi representado inúmeras vezes desde a Antiguidade até o presente, geralmente como um homem jovem, nu e imberbe, no auge de seu vigor, às vezes com um manto, um arco e uma aljava de flechas, ou uma lira, e com algum de seus animais simbólicos, como a serpente, o corvo ou o grifo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário