sexta-feira, 24 de junho de 2011

PÁRTENON !! PARTE 2 !!





















O Partenon materializa os princípios que levaram a arquitetura grega à 
perfeição : harmonia, proporção, elegância e graça.








Composta por pedras calcárias e xisto vermelho, a Acrópole e suas inclinações foram colonizadas há, aproximadamente, 5 mil anos, durante a Idade do Bronze. 


Na época micênica, a Acrópole foi construída com fortalezas, um palácio e templos. 


Por fim, a rocha de aproximadamente 92 m de altura tornou-se o centro da ascendente cidade-estado Atenas. 


Os santuários da Acrópole foram destruídos quando os persas saquearam Atenas, mas alguns anos depois, Péricles iniciou grandes obras públicas, tendo o Partenon como seu primeiro e maior projeto. 


Ele queria que o Partenon fosse um lugar importante e inspirador e, em pouco tempo, ficou famoso em todo o mundo antigo. 


Para a sua construção, Péricles convocou o escultor Fídias, que supervisionou uma equipe de arquitetos e artistas que começaram a trabalhar em 447 a.C. 


O resultado foi um templo que homenageava a deusa Atena. 


Sob a luz turva da sua sala de adoração, havia uma imagem feita de madeira de aproximadamente 10 m de altura, com acabamento de marfim e ouro. 


A figura era decorada com braceletes, enfeites e outros ítens decorativos; seus olhos eram pedras preciosas e no seu peito ficava a cabeça de uma das górgonas (monstros da mitologia grega) em marfim. 
As sacerdotisas de Atena tinham uma sala especial no templo. Na verdade, a palavra Partenon significa "a sala da virgem". 
Se a deusa Atena representava a pureza da virgem, o seu templo de mármore branco também, radiando uma perfeição nunca atingida antes em trabalhos feitos pelo homem. 
O Partenon foi projetado pelos arquitetos Ictinus e Calicrates, segundo os preceitos da arquitetura dórica - famosa pela utilização de colunas caneladas, de molde redondo com uma placa quadrada em cima.

Neste estilo, o Partenon alcança uma harmonia que quase ultrapassa o entendimento. 
As belas proporções da estrutura derivam da razão 9:4, um ideal matemático que informa as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros. 
Todas as linhas aparentemente retas do Partenon são, na verdade, ligeiramente curvas, mas os arquitetos sabiam que elas dariam a impressão de estarem corretamente lineares. 
Para compensar a tendência dos olhos em ver as colunas mais finas no meio, os designers arquearam cada uma das colunas. 
Elas também foram ligeiramente inclinadas para dentro. 
Como um requinte final, as colunas dos cantos do templo são mais grossas, pois elas pegam mais luz do sol do que as outras e pareceriam mais finas, há não ser que os arquitetos compensassem isto. 
Sobre o projeto do templo, Plutarco afirmou: " os monumentos são imponentes em sua incomparável grandeza, beleza e graça. 
Os artistas competiram entre si quanto à perfeição de seus trabalhos, porém o mais admirável foi a velocidade de sua execução." 
A construção do Partenon levou apenas nove anos, um feito notável. 
Considerado ainda mais sagrado do que o Partenon, Erechtheion foi o último grande projeto de Péricles na Acrópole, e ele apaziguou a adoração à Atena com a do antigo patrono da cidade, Poseidon.
Na mitologia grega, Poseidon atingiu o chão da Terra com seu tridente e criou uma nascente de água salgada, enquanto Atena fez com que uma oliveira nascesse a partir de uma rocha. 
Uma serpente, apontada por Zeus como juiz, determinou que Atena tinha reclamado a área antes e que, de qualquer forma, as azeitonas eram mais valiosas do que a água salgada. 
Assim sendo, Poseidon teve de aceitar o papel de Atena.




















Todas as estátuas femininas que servem como colunas na entrada do Erechtheion são réplicas. Cinco das originais foram retiradas para serem exibidas no Museu de Acrópole e protegidas da poluição do ar de Atenas ; a sexta foi removida por lorde Elgin, um diplomata inglês do século 19.











Construido aproximadamente em 420 a.C., o Erechtheion é um templo jônico dividido em duas seções - uma para Atena e outra para Poseidon - enfeitadas com guirlandas, palmeiras e enfeites de lótus. 
Entretanto, o local mais celebrado é a Entrada das Cariátides, cujas colunas foram substituídas por estátuas de mulheres vestidas com túnicas. 
Outro prédio, o Propileus, servia como entrada formal para a Acrópole. 
O arquiteto Mnesicles espertamente o projetou com colunas de pedra em seu exterior para impressionar e inspirar as pessoas que chegavam à montanha. 
Os visitantes atualmente ainda podem ver um pouco do teto, que foi pintado de dourado. 
O Partenon também foi originalmente pintado, de maneira chamativa, de vermelho, azul e ouro. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário