quinta-feira, 23 de junho de 2011

ECCO : UM CARRO ECOLÓGICO !!


Casa motorizada

Esse carro impressionante, projetado para emissão zero e equipado com motor elétrico, funciona com baterias e dispõe de painéis solares para ter maior autonomia.

Inspirado no VW Camper, o Ecco foi projetado para abrigar no seu interior uma cozinha, uma sala de estar, um banheiro e uma cama.

Esses elementos refletem uma nova forma de viajar com uma visão ecológica e livre sem renunciar ao luxo e à comodidade.

Desde que surgiram, os automóveis têm sido uma fonte de paixão e de significados muito particulares como seus proprietários. Hoje em dia eles são frequentemente associados ao luxo, à riqueza ou à segurança.

O Ecco, porém, tem por objetivo nos recordar que carros podem estar relacionados à liberdade, como ressaltam os promotores do veículo.






Realimentação positiva

O Ecco é uma criação da empresa suíça de design NAU, uma plataforma multidisciplinar com sede em Zurique.

Jean-Lucien Gay, o chefe da empresa e antigo discípulo do reconhecido arquiteto Daniel Libeskind, explica que a intenção do projeto é fomentar o debate na sociedade.

"Acabamos de lançar o protótipo na mídia digital, o que despertou interesse em lugares como Austrália, Argentina, Chile, Índia, Coreia do Sul ou Estados Unidos. Tivemos muitos bons feedbacks também de jornalistas internacionais", afirma.






Veículo sustentável

O Ecco é um veículo sustentável, que oferece luxo e espaço para tentar se conectar à nova mentalidade, que busca ter plena liberdade e, ao mesmo tempo, ser ecológica e conseguir uma melhor interação com o meio ambiente. "É ideal para as novas gerações com alto poder aquisitivo", indica Gay.

"Ele se adapta ao novo conceito de viajar e descobrir o mundo de uma forma sustentável, e completamente afastada do turismo de massa. Nossa ideia é oferecer uma visão de futuro que seja reflexo do desenvolvimento da sociedade como um manifesto."

Compacto, o exterior do Ecco é uma mistura harmoniosa de alumínio e vidro. Outra premissa do projeto é que o veículo deve ser leve e aerodinâmico para reduzir ao mínimo o consumo de combustível, mas sem perder o prazer de conduzir. "Seria como pilotar uma perua, mas com a sensação de estar no comando de uma Ferrari," diz o designer.

Apesar de ser um pouco mais largo do que o seu antecessor Volkswagen e com três rodas, o veículo tem uma forma mais aerodinâmica, que faz o Ecco rodar muito próximo ao solo. Assim ele oferece menor resistência ao vento.

Seu perfil alongado dá espaço necessário para que seus ocupantes desfrutem de mobilidade e da possibilidade de acampar.






Células solares

Quando o Ecco está estacionado, é possível abrir seu teto de membranas - como uma sanfona - equipada com células fotovoltaicas para captar energia solaradicional.

Ela serve como fonte alternativa e também para aquecer a água do chuveiro no interior do carro. O veículo dispõe também de motores elétricos com baterias de lítio.

Seus criadores afirmam que o carro não produz qualquer emissão de CO2 (emissão zero). E como se trata de um veículo elétrico, ele pode ser carregado rapidamente em qualquer tomada de 240 volts.







Carro-loft

A ampliação e transformação do seu interior, como um canivete suíço, faz com que o veículo seja em uma espécie de "loft" equipado com todos os detalhes necessários já presentes nas peruas tradicionais.

O Ecco tem capacidade para cinco pessoas, medindo 1,97 metro de altura, 4,62 de comprimento e 2,55 de largura.

Jean-Lucien Gay confessa que a empresa não tem ideia de quando o Ecco estará disponível no mercado e rodando pelas estradas e áreas turísticas.

É preciso ver inicialmente como será a acolhida a ideia e depois se alguma marca de automóveis desejará bancar o conceito seguindo um plano de negócios.




.................

Nenhum comentário:

Postar um comentário