quarta-feira, 22 de junho de 2011

HERA !! MAIS ...





Na mitologia grega Hera (do grego Ήρα, transl. Hēra) é a deusa da família e do ciúmes, equivalente a Juno, na Mitologia romana, irmã e esposa de Zeus, deusa dos deuses, que rege o casamento.

Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio.

A vaca, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados com ela.

Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê.

O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência.

Possuía sete templos na Grécia.

Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu pássaro para marcar os locais que protegia.

Hércules destruiu seus sete templos e, antes de terminar sua vida mortal, aprisionou-a em um jarro de barro que entregou a Zeus.

Depois disso, ele foi aceito como deus do Olimpo.

Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga.

Irmã e esposa de Zeus, a mais excelsa das deusas, é representada na Ilíada como orgulhosa, obstinada, ciumenta e rixosa.

Odiava sobretudo Héracles, que procurou diversas vezes matar.

Na guerra de Tróia por ódio dos troianos, devido ao julgamento de Páris, ajudou os gregos.

É representada por um pavão e possui uma coroa de ouro.



Hera e o mundo de hoje

Hera, hoje pode ser que não seja uma deusa tão conhecida como era antes, mas o seu jeito de ser ainda continua presente nas mulheres de hoje : querendo mostrar o lado bom da família, muitas das vezes escondendo fatos, muito vaidosa, com um casamento não tão feliz e vivendo com um marido "poderoso”, sempre muito controlador e cuidando para que cada detalhe saia perfeito.

A deusa do casamento e do matrimônio, não aceitava ser enganada por seu marido, ela era forte e lutava por seus ideais e apesar de seu marido ser o rei dos deuses, ela não se importava e brigava por qualquer coisa, por isso ela sempre e tratada como se fosse vingativa, agressiva, mas também se pode notar que esse seu lado de mulher controladora, sempre querendo status e uma posição que a favoreça, ainda hoje, pode ser comparado com várias outras mulheres.



Símbolos

Hera, assim como os outros deuses possui alguns símbolos, como o romã, que está associado a paixão e fecundidade,cuja árvore está relacionada a deusa grega Afrodite, essa fruta simboliza a fartura, o nascimento e a abundância, e suas sementes são usadas no ano novo para conseguir dinheiro.

Mas, Hera, também tem outros símbolos, como por exemplo a vaca, um animal relacionado a ela, que tem como significado, a abundância, a riqueza, a renovação.

E, o pavão, que está relacionado, o orgulho, a vaidade, e a mentira, o pavão já foi considerado sagrado na Índia, mas hoje, quem ocupa este lugar é a vaca.

Como, se pode perceber, para entender Hera, precisamos primeiro compreender o significado de seus símbolos, e o que nota-se, é que Hera, está muito relacionada, a abundância, a riqueza, a vaidade, ou seja, ela, não só é a deusa do casamento, mas também, está relacionada, ao lado material da vida, nossos ganhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário