A cabine de um helicóptero pode ser muito quente durante um dia de sol, mesmo quando a aeronave está se dirigindo para plataformas de petróleo nas costas da Noruega. Já o mar abaixo dele pode estar a temperaturas em torno de 2º C, o que seria fatal em caso de um acidente ou pouso forçado na água.
Como criar uma roupa para os tripulantes que consiga lidar simultaneamente com estas situações opostas? Utilizando materiais inteligentes, uma nova classe de materiais sintéticos e híbridos que muda de comportamento em resposta a alterações no ambiente.
Materiais inteligentes
Usando os materiais inteligentes, cientistas noruegueses fabricaram um macacão para os pilotos de helicópteros e para a tripulação que lhes dá conforto térmico nas altas temperaturas da cabine e, em caso de queda no mar gelado, garante-lhes a sobrevivência confortável por até seis horas.
"Nós utilizamos um tecido que pode mudar de fase e usamos nosso conhecimento sobre como o frio e o calor afetam o corpo humano. Isto nos permitiu desenvolver uma roupa que funciona em série com as próprias reações do corpo ao se resfriar e aquecer," explica o pesquisador Randi Reinertsen.
Micropartículas incorporadas no tecido
A "inteligência" do material está em cápsulas microscópicas de cera de parafina que são incorporadas entre as fibras do tecido. Se a temperatura da pele da pessoa que está vestindo o macacão inteligente subir acima dos 28º C, a cera muda de fase, passando de sólida para líquida.
"O derretimento exige calor, que a cera de parafina retira do corpo, resfriando a pessoa na cabine do helicóptero durante os dias quentes," explica Reinertsen. "Por outro lado, se a pessoa cair no mar, a cera de parafina muda novamente de fase e volta ao estado sólido, fazendo com que ela retorne o calor armazenado de volta para o corpo."
Capacete inteligente
O novo macacão de segurança foi criado no mesmo laboratório onde foi desenvolvido o capacete de segurança inteligente, apresentado em meados deste ano.
O capacete é feito com moléculas que ficam livres em condições normais, deixando o equipamento quase tão flexível quanto um boné de tecido. Tão logo ele receba um impacto, contudo, as moléculas travam-se instantaneamente umas nas outras e evitam que o impacto atinja a cabeça do trabalhador.
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