sábado, 18 de junho de 2011

SAMHAIN - 1º DE NOVEMBRO






O Samhain marca o inicio do ano celta, era um dia mágico muito esperado pelos antigos povos celtas, um festival tão importante que sobrevive até hoje em vários países herdeiros da cultura celta e em outros que incluíram esse costume antigo de varias tribos à suas crenças atuais, como é o caso do dia de finados e todos os santos, data muito comemorada no cristianismo e o halloween (dia das bruxas) bastante difundido no mundo principalmente nos Estados Unidos.






No Samhain é como se o tempo (passado, presente e futuro) se juntassem em um só momento. É um dia de estabelecer contato com os que já partiram, pois nesse dia o que nos separa do “Outro Mundo” e um fino véu, e a comunicação torna se possível na noite de Samhain, também é momento de agradecer e honrar os ancestrais, lembrar dos entes queridos que estejam longe. Essa noite é adequada para agradecer as conquistas adquiridas durante o ano.




Alguns povos celtas agradeciam e lembrava-se de seus antepassados oferecendo-lhes uma tradicional ceia de Samhain que era colocada em silencio em um local escolhido na maioria dos casos campos e bosques perto de rios ou árvores.

Na noite de samhain em vários países ainda hoje pessoas acendem suas fogueiras e velas ou saem pelas ruas pintados tocando seus instrumentos e fazendo barulho para manter os espíritos maus afastados. Muitas vezes, as tochas foram acesas e levadas ao redor dos limites das casas e fazendas, para proteger a propriedade e os moradores contra os espíritos durante todo o Samhain até a chegada do próximo festival.





Uma boa dica para o samhain e servi-se do bom e puro hidromel Mead (bebida muito apreciada pelos celtas e povos germânicos) juntamente com bolo de milho ou uma boa sopa de legumes e carne de porco servida em volta da fogueira.





Esse festival em algumas culturas é associado a Morrigan e Dagda como na Irlanda, por exemplo, já em outras, Calleach regra esta noite como na cultura galaica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário