sábado, 18 de junho de 2011

FAUNO !!





Na mitologia romana, Fauno (Faunus, de uma raiz latina que significa "favorável") é uma das divindades mais antigas, o di indigetes das florestas, planícies e campos, que propicia a fertilidade (di indigetes, "deus indicado", é uma expressão que se refere aos deuses romanos nativos, em contraste com di novensides, "deus recém-chegado" de origem estrangeira, geralmente grega).

Fauno foi racionalizado por romanos cultos como um rei legendário dos latinos, filho de Pico (Picus, "pica-pau") e da ninfa Canente (Canens, "cantora") e neto de Saturno. Com a ninfa Marica, teve como filho Latino, o rei do Lácio que recebeu os refugiados de Tróia liderados por Enéias.

Após a morte, Fauno teria se tornado divindade tutelar da terra por seus serviços à agricultura e pecuária. Sua sombra era consultada como uma divindade da profecia, sob o nome de Fátuo (Fatuus).

Seus oráculos situavam-se nos bosques sagrados de Tibur, em torno da fonte Albunea, e também no monte Aventino, uma das sete colinas de Roma. As respostas eram dadas em versos saturnianos, um estilo arcaico e tipicamente romano, anterior à influência grega, em sonhos e vozes comunidadas àqueles que iam dormir em seus precintos sobre um velo de cordeiro sacrificado.

W. Warde Fowler sugeriu que esse Faunus é o mesmo que Favonius, deus do vento oeste mais tarde identificado com o Zéfiro grego.


http://www.visionaryrevue.com/webmedia2/jofmedia/jof.self.faun.300.jpg

Um comentário:

  1. adorei o blog. visite o meu, de literatura fantástica: http://diadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir