segunda-feira, 20 de junho de 2011

MATINTA PERÊRA !!





Matinta Perêra é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem.

Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto.

Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Dizem que de noite, quando sai para cumprir seu fado, a Matinta sobrevoa a casa daqueles que zombam dela ou que a trataram mal durante o dia, assombrando os moradores da casa e assustando criações de galinhas, porcos, cavalos ou cachorros.

Dizem ainda que a Matinta gosta de mascar tabaco.

E quando lhe prometem o fumo, ela sempre vai buscar no dia seguinte, sempre às primeiras horas da manhã.

Para os curiosos que querem descobrir a verdadeira identidade da Matinta Perera : quando se ouve o assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: " Matinta Perêra... " na mata, o curioso deve gritar bem alto: " vem buscar tabaco ! ".

No dia seguinte, bem cedinho, a Matinta Perêra aparece para buscar o tabaco prometido. Se não der o que prometeu, a Matinta Perera volta à noite e não deixa ninguém dormir.



Outra forma de descobrir a verdadeira identidade de uma Matinta é por meio de uma simpatia onde, à meia noite, se deve enterrar uma tesoura virgem aberta com uma chave e um terço sobrepostos.

Garantem os caboclos que a Matinta não consegue se afastar do local.

Há os que dizem que já tiveram a infeliz experiência de se deparar com a visagem dentro do mato.

A maioria a descreve como uma mulher velha com os cabelos completamente despenteados e que tem o corpo suspenso, flutuando no ar com os braços erguidos.

Ao ver uma Matinta, dizem os experientes, não se consegue mover um músculo sequer.

A pessoa fica tão assustada que fica completamente imóvel!

Paralisada de pavor!

Dizem ainda que quando a Matinta Perera sente que sua morte está próxima, ela sai vagando pelas redondezas gritando bem alto "Quem quer ? Quem quer ?". Quem cair na besteira de responder, mesmo brincando, " eu quero ! ", fica com a maldição de virar Matinta. E assim o fado passa de pessoa para pessoa.


............

Nenhum comentário:

Postar um comentário