terça-feira, 21 de junho de 2011

LOKI !!





Loki é um deus ou um gigante da mitologia nórdica.

Deus do fogo, da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir formas de vários animais - exceto de aves - e de ambos os sexos.

Ele não pertence aos Aesir embora viva com eles.

É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki.

Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.

Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas.

Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada.

Entretanto, ele é respeitado por Odin, de quem é irmão de sangue.

Ele também ajuda Thor a recuperar seu martelo Mjölnir roubado pelos gigantes, obtém alguns dos artefatos mais preciosos dos deuses - como a própria Mjölnir, a lança de Odin, Grugnir, os cabelos de ouro de Sif e o navio mágico de Freyr, Skidbladnir.

As referências a Loki estão no Edda em verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson.

Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos e no folclore escandinavo. Há teorias que conectam o personagem com o ar ou o fogo, e que ele pode ser a mesma figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin.

O compositor Richard Wagner apresentou o personagem com o nome germânico Loge em sua tetralogia de óperas Der Ring des Nibelungen.

Entretanto, essa variação do nome na realidade diz respeito a outro personagem nórdico, o gigante de fogo Logi, o que reforça sua relação com o fogo. O primeiro casamento de Loki com a giganta Angrboda gerou três criaturas monstruosas, assustadoras e maléficas : Fenrir, o lobo, Jormungand, a grande serpente e Hel, a deusa parcialmente decomposta do mundo inferior.

Ele teve dois filhos, Vali e Narvi, de um segundo casamento. Sua esposa é Sigyn, que permaneceu leal a ele até mesmo quando foi punido pela morte de Balder.

No momento da prisão de Loki, Vali foi transformado em um lobo que matou Narvi. Os intestinos do homem morto foram usados para amarrar Loki - pelos ombros, cintura e calcanhares - a três imensas rochas dentro de uma caverna, sob a boca de uma serpente gigante, que gotejava veneno.

O veneno foi pego por Sigyn com uma espécie de cantil.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtVjfZQiJ_jHL9q_mzr_uMXztGtcNPS3MA8ZuMliCbtzJ9-yjg7FH0k1ZM4CIlKHZd7E0viVloMmT_1MfRimIF4TERjNArCOlAh2u8wskqXui3sWmohOb_FGuRoW75YeMvuIBrgUQE52jl/s320/Loki,_by_M%C3%A5rten_Eskil_Winge_1890.jpg


Loki esperou na caverna pelo Ragnarök, o fado dos deuses.

O destino de Loki seria liderar o exército do mal na batalha final com os deuses, na qual ele seria morto por Heimdall.


Nenhum comentário:

Postar um comentário