terça-feira, 21 de junho de 2011

LENDA DE NARCISO !!




Na Mitologia Grega, Narciso (do Grego Νάρκισσος), era um herói do território de Téspias na Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho.

Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Nas Metamorfoses, Ovídeo conta a história de uma ninfa bela e graciosa chamada Eco que amava Narciso em vão.

A beleza de Narciso era tão inigualável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que, desesperada, ela definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico.

Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco.

Encantado pela sua própria beleza e enamorado pela sua própria imagem, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar : o narciso.




O Retrato de Dorian Gray é um romance de Oscar Wilde. O livro, realmente, faz referência à lenda grega de Narciso. O livro fala sobre o belo Dorian Gray que é pintado por um artista talentoso que se inspira nele.

Quando o quadro está pronto, Dorian Gray se apaixona imediatamente por seu retrato. Parece tão inocente, tão jovem, e tão bonito para ele, que ele deseja que pudesse ficar jovem para sempre, e que fosse o retrato quem ficasse velho e feio.

Infelizmente, o desejo de Dorian se torna realidade, e o quadro fica velho e feio, horrível e cruel, enquanto Dorian que cometeu muitos crimes permanece jovem e belo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário