segunda-feira, 20 de junho de 2011

A LENDA DAS CATARATAS DO IGUAÇÚ !!





Conta a lenda que os índios caigangues, que habitavam às margens do rio Iguaçu acreditavam que o mundo era governado por Mboi, ou Mbá um deus que tinha a forma de uma serpente e era filho de Tupã.

O cacique desta tribo chamado Igobi, tinha uma filha, Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava. Devido a sua beleza, Naipi seria consagrada ao deus Mboi passando a viver somente para seu culto. Havia porém, entre os caigangues um jovem guerreiro chamado Tarobá, que ao ver Naipi por ela se apaixonara.

No dia em que foi anunciada a festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam “cauim” (bebida de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá fugiu com a linda Naipi numa canoa que seguiu rio abaixo, arrastada pela correnteza.

http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/turismo/br/biblioteca/lendad2.jpg

Quando Mboi soube da fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso, na forma de uma grande serpente, penetrou nas entranhas da terra e retorceu-se, provocou desmoronamentos que foram caindo sobre o rio e, produziu na terra, uma enorme fenda que formou uma catarata gigantesca.

Envolvidos pelas águas dessa imensa cachoeira, a piroga e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas.

E Tarobá foi convertido em uma palmeira, situada à beira do abismo e inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas. Tarobá condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9ii4hQDSwWVDQoo2XFwpkOI9HYHy5JO3dXUlWg-iuPK8IaEwJvxsGuz8FUzUCcrrQ6kPE6rhok0oTVREm1G2j25R9gjtKDnlt5sqL7-5k39IDituhVwbT-Ro0pHGurkzRX2Sv1GGrbeg/s320/6naipi_taroba.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário