segunda-feira, 20 de junho de 2011

LÂMIAS !!





Na mitologia grega, Lâmia era uma rainha da Líbia que tornou-se um demônio devorador de crianças.

Chamavam-se também de Lâmias um tipo de monstros e bruxas ou espíritos femininos, que atacavam jovens ou viajantes e lhes sugavam o sangue.

Diversas histórias são contadas a respeito de Lâmia.

Sua aparência também varia de lenda para lenda. Na maior parte das versões, contudo, seu corpo, abaixo da cintura, tem a forma de uma cauda de serpente. Segundo algumas versões dessa lenda, Lâmia era uma belíssima rainha da Líbia filha de Poseidon e amante de Zeus, de quem concebeu muitos filhos, dentre os quais a ninfa Líbia.

Hera mulher de Zeus, corroída pelos ciúmes, matava os filhos de Lâmia ao nascer e, ao final, a transformou em um monstro(em outras versões Lâmia foi esconder-se em uma caverna isolada e o que a transformou em um monstro foi seu próprio desespero).

Por fim, para torturá-la ainda mais, Lâmia foi condenada por Hera a não poder cerrar os olhos, para que ficasse para sempre obcecada com a imagem dos filhos mortos.

Zeus, compadecido pelo terrível destino de sua antiga amante, cedeu-lhe o dom de poder retirar seus olhos temporariamente, único momento no qual o tormento esquecia.

" Veria Lâmia, em suas visões, seus filhos devorar, para, no mesmo instante, à vida retornar ? " Horácio.

A terrível inveja que Lâmia sentia das outras mães fazia com que vagasse noite e dia sem dormir, espreitando as crianças para as devorar.

Devido a esta lenda, a Lâmia era usada na antiguidade para assustar as crianças, da mesma forma que a Cuca e o Bicho Papão no folclore português e brasileiro.

Segundo opinião bastante difundida, a Lâmia mitológica serviu de modelo para as Lâmias (Lâmiae em latim), ora descritas como bruxas ora como espíritos e ora como pequenos monstros humanos da cintura para cima, mas com caudas de serpente.

As Lâmias atraíam os viajantes expondo os belos seios e emitindo um agradável cicio, para depois matá-los, sugar seu sangue e devorar seus corpos.

Neste aspecto, as Lâmias constituem um antecedente dos súcubos da Idade Média e das modernas vampiras.

Com freqüência a Lâmia é associada nos bestíarios de outras culturas a criaturas similares, de natureza selvagem e maligna, tais como Lilith da Mitologia hebraica.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi86szSexZ-K9xAzwtBeY6zlc23SaGk11RYNoQ92Anqq1VEF-QepsrEz9i8KuCQmvo9DT-kg0s0Fll_66VgAxXc_JWR7ZRW-OLlgGafc_SlgsK1WG2pV699_7giKc5fpwAFubdUFL50JSjb/s1600/lamia.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário