domingo, 19 de junho de 2011

GATO PRETO !!






GATOS NO ANTIGO EGITO


Gatos de todas as cores eram homenageados pelos antigos egípcios. Mas, Bastet e Sekhmet no panteão egípcio, foram as deusas negras poderosas e muito adornadas com jóias, tendo até orelha furada.
Quando um gato da família morria, todos entravam em luto e faziam uma cerimônia enviando-o para outro mundo.
Por milhares de anos o Gato tinha uma posição de divindade no Egito. Era muito sagrado.



GATOS NA FAMÍLIA DE BRUXAS !


Na Idade Média, o gato se tornou forte aliado as bruxas e a bruxaria.
Por volta de 1300dc, um covem de bruxas no interior da França, foi acusado de adorar o demônio na forma de um Gato, talvez pelo fato dos gatos terem hábitos noturnos.
Era a noite que as bruxas faziam suas reuniões, tentando se esconder exatamente da Igreja, a qual associou o pobre do gato as bruxas também noturnas.



POR QUE O GATO PRETO DÁ AZAR ?


Tal crendice surgiu na Inglaterra, no século 16, quando um repentino aumento da população dedesencadeou uma perseguição aos animais. Numa noite de 1560, um gato preto foi ferido a pedradas. Encurralado, refugiou-se na casa de uma velhinha, que por sinal costumava dar abrigo a gatos de rua. No dia seguinte, a velhinha apareceu toda machucada, o que fez a população achar que ela era uma bruxa e o Gato um disfarce noturno. O episódio bastou para condenar os gatos pretos. A matança se espalhou pela Europa e só diminuiu a partir de 1630, quando o rei Luís 13 proibiu a prática.



GATOS CONTEMPORÂNEOS !


Nos tempos da Segunda Guerra Mundial, no início da tradição americana do Halloween, os gatos passaram a fazer parte da decoração festiva, tornando um animal de boa sorte, considerados excelentes repelentes de azar quando colocados na porta de entrada.
E passaram a ser charmosos, harmoniosos, enfim dóceis.
Ao mesmo tempo, o Gato Preto permanece chamando atenção dos superticiosos no final de outubro.


LENDAS SOBRE O GATO PRETO


  • No século XVI, os Italianos acreditavam que, se um gato preto pulasse na cama de uma pessoa doente, este iria morrer em breve.
  • Na fase Colonial, escoceses acreditavam que ver um gato preto entrar num beco, poderia indicar a morte de um membro da família.
  • A Deusa Nórdica Freyja conduzia sua carruagem puxada por um par de gatos pretos.
  • Ronam, soldado do antigo Egito, matou um gato preto, e foi linchado e morto por uma multidão furiosa dos habitantes locais.
  • Do folclore indígena, existe a teoria de que se você tivesse um terçol sobre a pálpebra, esfregando o rabo de um gato preto no local, o terçol iria embora.
  • Na Inglaterra e sul da Escócia, um gato preto estranho sobre um muro próximo a sua casa ou estabelecimento, traz boa sorte.
  • Na Índia, se um gato estranho entrar na casa, tratam muito bem dele enquanto ele quiser ficar, traz prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário