terça-feira, 21 de junho de 2011

FREYR !!





Frey, ou Freyr é filho de Njord e irmão de Freya, e está casado com a gigante Gerda.

É um deus representado como belo e forte que comanda o tempo e a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz.

É o deus chefe da agricultura.

É o patrono da fertilidade, o soberano dum país chamado Álflheimr, reino dos elfos da luz (ljósálfar), que são os responsáveis pelo crescimento da vegetação.

O Skirnismál (“A Balada de Skirnir”) nos informa que Frey é filho de Njörðr (Njord), o deus da fertilidade.

É portanto um deus dos Vanir.

Seu cavalo salta qualquer obstáculo e a sua espada mágica, forjada por anões, move-se sozinha nos ares desferindo golpes mortais, mesmo se for perdida em combate.

É senhor de um javali de ouro chamado Gulinbursti, criação dos anões Brokk e Sindri, que conduz um carro como se fosse puxado por cavalos, e cujo brilho reluz na noite.

Tem também um navio, Skidbladnir, que é tão grande que nele cabem todos os deuses, mas pode ser dobrado e guardado na algibeira.

É uma das mais antigas divindades germânicas junto com Freya e Njörðr, e seu nome significa “senhor".

Apesar de ser um deus pacífico, Frey está destinado a lutar contra Surtur ( também conhecido como Surt, o gigante que guarda Musphelhein, o reino do fogo) na batalha de Ragnarök.

Nesta luta não poderá utilizar a sua espada mágica, porque a deu ao seu escudeiro, Skirnir.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6h_yzXyz1YW8WMGZ6CU5qH4oYxlpyGDKbciN6kcEQEV22V_e6nfUPhi0Lb0CsoQEvPIBDgqckFYgm3vnpzTbwY0HhT5G7tX_AzpA0Mq4sUs8pCDL9brIlXkL1bT2gVkwZ_SqwYD69LXTP/s400/DIEU+ING-FREYR+SUR+SON+BATEAU.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário