quarta-feira, 22 de junho de 2011

DEUSA SESHAT !!





Seshat ou Sechat era uma deusa da mitologia egípcia, originária da região do Delta do Nilo associada à escrita, à astronomia,à arquitetura, e à matemática.

O seu nome significa "a que escreve".

Recebia também os títulos de "Senhora dos Livros" ou "Senhora dos Construtores".

Trata-se de uma deusa antiga, era vista como companheira ou filha deToth, divindade também associada à escrita e ao conhecimento.

Enquanto que Thot representava o conhecimento oculto, Seshat representava o conhecimento visível, que se concretizava.

Tinha uma irmã chamada Mafdet que estava associada à justiça.

Na II Dinastia surge na cerimónia da fundação dos templos e em particular no ato ritual de "esticar a corda", durante o qual se acreditava que a deusa Seshat, através de um sacerdote, ajudava nos cálculos necessários à construção de um novo templo, graças aos conhecimentos que possuía sobre estrelas e matemática.


http://www.orionsarm.com/im_store/seshat1242906265.jpg


A partir do Império Antigo
surge representada a registrar os animais (vacas, ovelhas, macacos...) que os reis capturam como saque durante as campanhas militares ou que lhes são entregues como tributo, como se pode ver no templo de Senuseret I em Licht.

No Império Novo,Sechat surge associada à celebração do jubileu do monarca, registrando nas folhas da árvore sagrada de Heliópolis os anos de reinado.

Está representada nos templos de Karnak e Abidos realizando esta função.

Nesta época surge uma deusa parecida com Sechat, que realiza funções semelhantes e que se denominada Sefekhetabui. Representada como uma mulher vestida com uma pele de leopardo vestimenta usada pelos sacerdotes nos ritos funerários, tinha sobre a sua cabeça um objecto indeterminado apoiado numa vara, que alguns consideram ser uma estrela com cinco ou sete pontas, ou então uma roseta.

A interpretação deste símbolo varia : para alguns seria um planta de papiro estilizada ou então uma estrela. Nas suas mãos tinha uma cana e uma paleta, dois instrumentos usados pelos escribas no seu trabalho.


http://www.egiptoantiguo.org/foro/attc_foro/thot_y_seshat_931.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário