segunda-feira, 20 de junho de 2011

DEUSA IDUNA !!




Deusa nórdica também conhecida como Idun ou Iðunn,que tinha a função alimentar os Deuses com as suas maças douradas.

Considerada personificação da primavera e da juventude eterna, representa o frescor dos ventos e das flores da primavera. Deusa da vegetação e da eterna renovação, guardiã das maçãs douradas que mantinham o vigor e a juventude dos Deuses.

Alguns dizem que Idun é filha de Ivaldi (o anão da terra) e sua mãe o sol. Outros afirmam que ela nunca nasceu e, portanto, nunca morreria. Casou-se com Bragi (Deus da poesia e filho de Odin).

Em agradecimento a tão calorosa acolhida, Idun prometeu aos deuses presenteá-los diáriamente com suas maravilhosas maçãs que tinham o poder de outorgar juventude e beleza eterna a todos aqueles que a saboreassem.

Graças a esta fruta mágica, os deuses que não eram imortais, evitaram o passar do tempo e enfermidades, se mantendo jovens e belos durante inumeráveis décadas.

Consequentemente, estas maçãs despertaram muito interesse e Idun as trancava cuidadosamente em seu cofre mágico. Não importava o número que distribuísse, pois as maçãs sempre eram magicamente multiplicadas.

Contam que o gigante Thiazi em forma de águia roubou um caldeirão onde estavam cozinhando um boi.

Loki em fúria lançou uma estaca contra ele. Loki não conseguiu tirar sua mão da estaca e Thiazi o carregou pelos ares.

Loki implorou para o gigante deixá-lo ir, porem o gigante só o liberou depois que

Loki jurou lhe entregar Idun junto com a caixa com suas maças mágicas.

Loki armou um plano e conseguiu entregar Idun para o gigante.

Os Deuses nórdicos não eram imortais e precisavam das maças para sobreviver. Logo descobriram que

Loki fora o responsável. Ameaçaram-no com tortura e morte, caso não arranjasse um jeito de trazer-la de volta.

Loki pegou as vestes de falcão de Frigga e voou até a casa do gigante, quando o mesmo saiu para pescar

Loki transformou Idun em uma noz e carregou-a de volta para Asgard em seu bico.

Essa historia seria a representação das estações onde o inverno (Thiazi) seqüestra a vegetação (Idun) e

Loki representando o vento quente do verão salva a vegetação do inverno. Idun afastada de Asgard representa a morte da terra com a chegada do inverno. Quando Idun volta como uma noz ou andorinha seria o retorno da primavera.

Idun pode ser invocada para a saúde e renovação da vida.

Existem outras historias ou mitos sobre a queda de Idun e seu retorno, como em um que ela senta na árvore de Yggdrasil e acaba desmaiando caindo em Niflheim (o mais profundo subterrâneo), chegando lá ela congela de medo ao se deparar com as coisas horríveis vistas no reino de Hel.

Quando os Deuses a encontraram ela não conseguia mais falar e nem se mover.

Os Deuses a cobriram com pele de lobo branco e partiram porem seu marido Bragi não quis deixá-la e cantou para ela com sua harpa.


http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20070623011339/ragnarok/pt/images/1/15/Bragi.jpg


Também sendo uma representação das estações nessa historia quando Idun cai da Yggdrazil ela dá passagem ao outono, a deslocação toma conta da terra e a neve (a pele do lobo branco) a cobre e o seu marido Bragi com sua harpa seria os pássaros que cantam com a aproximação do verão.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpxA0jSETEFsHDEANi0GB-tAfHFHHIQV3OEGjJ8GL3807y9MjsDxD_WYauTSPJVdK8nvrSX21eOgiCubbVPC7MRVTNIWXyCnzYoYYkkBP8mjg1ngOcmqAVmFeYqtSI2Cg5MIt98ePsnTQ/s320/Loki_and_Idun_-_John_Bauer.jpg

Um comentário: