sábado, 18 de junho de 2011

ATENA !!




Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas.

Atena era a filha predileta de Zeus, porém quando Métis ficou grávida, Zeus a engoliu a esposa com medo de sua filha nascer mais poderosa que ele e lhe tirar o trono, mas para que isso acontecesse convenceu Métis a participar de uma brincadeira divina, onde cada um se transformava em um animal diferente e Métis pouco prudente acabou se transformando em uma mosca, e Zeus a engoliu e Métis foi para a cabeça dele. Mas com o passar dos anos, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para Hefesto lhe desse uma machadada, foi então que Atena já adulta saltou de dentro do cérebro de seu pai, já com armadura, elmo e escudo.

Atena leva uma lança em sua mão, mas que não significa guerra e sim uma estratégia de vencer, também foi a inventora do freio, sendo a primeira que amansou os cavalos para que os homens conseguissem domá-los. A cidade Atenas era sua preferida já que levou seu nome e onde também se fazia cultos em sua homenagem.

Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo. Já Atena além de domar o cavalo e torna-lo um animal doméstico, também deu como presente uma Oliveira que produzia alimento, óleo e madeira, foi então que ganhou e assim a cidade levou seu nome, Atenas.

Atena, considerada a deusa virgem, ficou assim durante toda a história, pois pedia para que os deuses não se apaixonassem, pois ela ficaria grávida e teria que largar sua vida de guerras e passar a viver em uma vida doméstica.

Atena também ficou conhecida como Minerva pelo voto de desempate que deu quando julgou Orestes juntamente com o povo de Atenas. Orestes matou a mãe para se vingar da morte do pai. Atena deu o voto de Minerva como é conhecido hoje, e declarou Orestes inocente.

Essa grande deusa era para ser a nova Rainha do Olimpo, mas como era mulher seu pai continuou no trono. Mas Atena foi a deusa da sabedoria, prudência, capacidade de reflexão, poder mental, amante da beleza e da perfeição.


Atena é a deusa grega da sabedoria, da justiça, das artes, da estratégia, da guerra. É a minha deusa predileta por diversos fatores, entre eles o fato de ser a deusa que possuo maior semelhança. Ela teve o nascimento no mínimo diferente. Urano profetizou que o filho de Métis e Zeus seria mais poderoso que o pai, então Zeus engoliu sua esposa grávida com a finalidade de evitar que a criança nascesse. Algum tempo depois Zeus sentiu uma terrível dor de cabeça e necessitou abrir o crânio para saná-la. De dentro dele saiu Atena, nasceu adulta e armada, uma guerreira esperta e dona de uma sabedoria notável.

Atena representa mulheres sábias, extremamente profissionais e práticas. Possui pensamento lógico voltado para o concreto o que auxilia muito na hora da argumentação. Estrategistas e competitivas buscam crescimento profissional em áreas que envolvem sabedoria.Atena nasce pronta para lutar, para batalhar pelo o que quer mostrando ao mundo para o que veio. Segura de si, costuma analisar friamente uma situação vendo por um ângulo externo.


Embora sua couraça a proteja, também a afasta emocionalmente. Pessoas representadas por essa deusa costumam ser tecnicamente muito forte, mas frágeis por dentro. Gosto da afirmação de alguns autores que dizem que Atena é uma frágil donzela: de metal por fora e carne e osso por dentro. Ela possui uma frieza como proteção, apenas após ter certeza da solidificação de um sentimento ela é capaz de se permitir emocionar. Desconfiada, desinibida e segura. Se uma mulher do padrão de Atena se envolveu emocionalmente contigo, não se engane, ela não se tornará dependente de ti para tudo. Mulheres de Atenas admiram e apreciam a liberdade e se por algum momento perceber que o sentimento antes visto sólido está se dissolvendo irá rapidamente se proteger com uma camada de frieza evitando assim sentir dor e aparentar fragilidade. A deusa Atena e suas semelhantes não se permitem aparentar fragilidade. São deusas da guerra e sua frieza é seu escudo, sua proteção.


As principais características negativas de uma mulher de Atena vêm dessa dificuldade de se envolver emocionalmente o que dificulta em relacionamentos. A mulher de Atena pode tomar atitudes facilmente desconsiderando qualquer sentimento, porém, elas são incapazes de cometer injustiças. A lógica sempre estará presente em sua vida e em suas decisões. Ela também pode se dedicar muito a carreira profissional se privando da diversão e relacionamentos afetivos. Há necessidade de se achar um equilíbrio para tais características evitando assim prováveis problemas futuros.


...................


Nenhum comentário:

Postar um comentário