ANÚBIS :
O deus-chacal,
protetor
do embalsamento,
Anúbis
era a divindade
protetora
que preparava
o morto
e curava
o vivo.
É considerado
o grande
deus-necrópole.
Anúbis era
uma divindade
com a cabeça
de chacal,
quando
os reis
estavam
sendo julgados
por Osíris,
Anúbis colocava
os corações deles
em um lado
de uma balança
e uma pena
no outro.
O deus Thoth
registrava
os resultados
que indicavam
se o réu
poderia entrar
no pós-mundo.
Ele era o
"Senhor da Terra
do Silêncio de Ocidente,
a Terra dos Mortos,
o preparador
do caminho
para o outro mundo"
OSÍRIS :
A história de Osíris
pode ser interpretada
de várias maneiras :
primeiramente,
nos relatos
da criação
do mundo,
sua geração
é a ultima
a nascer
e não representa mais
elementos materiais
do mundo
(espaço, luz, terra, céu...).
Osíris é rei,
esposo e pai:
ele representa
a existência
das estruturas
normais
da sociedade humana.
Outra versão :
Osíris morto,
destruído
e ressuscitado
evoca o retorno
da cheia
todos os anos,
a morte,
o renascimento
da vegetação
e dos seres humanos.
Por essa razão,
ele é o deus
dos mortos
e do renascimento.
HÓRUS :
Após encontrar
o corpo
de Osíris,
Ísis tenta
restituir-lhe
a vida
abanando
suas asas
sobre
o marido.
Nesta tentativa,
a deusa
é fecundada
divinamente
e fica grávida
de Hórus.
Na maioridade,
Hórus reúne
os fiéis súditos
de seu pai
e sai à procura
de seu tio
Seth,
assassino
de seu pai.
Quando
se encontram,
lutam
por três dias
e três noites.
Derrotado,
Seth arranca
o olho esquerdo
de Hórus
e a Lua
deixou de brilhar
no Egito.
HÁTHOR :
Deusa
de muitas funções
e atributos;
Representada,
freqüentemente,
como uma vaca,
ou como o
"Um Dourado";
era cultuada
em Mênfis,
Cusae,
Guebelein,
Dendera;
É a divindade
protetora
da região mineira
do Sinai;
Identificada,
pelos gregos,
como Afrodite.
Fora enviada
por Rá
para limpar
a terra.
Depois de
matar todos
que são
opositores
de Rá,
ela pediu
para descansar
e se tornou
o equivalente
à forma grega
de Afrodite,
a deusa
do amor,
fertilidade,
e também
a protetora
das mulheres.
Há muitos mitos
que cercam
a deusa Háthor.
MAAT :
Deusa da verdade,
direito,
conduta e ordem,
representada
como uma mulher
com uma pena
de avestruz
na cabeça.
É dito que
no julgamento do morto,
ela segura as balanças
que pesam
o coração humano.
Maat
é a deusa
da verdade
e da justiça.
Maat
nos lembra que,
o que fizermos
aos outros,
a nós
será feito.
É Maat,
que protege
os tribunais.
NÉFTIS :
Irmã de Ísis,
uma das quatro
deusas protetoras
que defendiam
os caixões
e o Canopus,
com Ísis,
agiu como
lamentadora
para Osíris
e conseqüentemente
para outras
pessoas mortas,
representada
como uma mulher.
Néftis
é a filha de Nut,
irmã de Ísis
e esposa de Seth,
o deus
da desordem.
Porém,
a lealdade dela
se fez inválida,
pois deitou-se
com Osíris,
com quem ela
teve uma criança,
Anúbis.
Quando Seth
descobriu quem
era o pai,
ele assassinou
Osíris,
e Néftis
uniu-se a Ísis
na procura
do corpo
de Osíris.
Junto com
a irmã dela,
Ísis,
ela ajuda
e protege
os mortos.
Ela
é representada
como uma fêmea
com um hieróglifo
do nome dela
em sua cabeça.
PTÁH :
Era o deus protetor
da antiga
capital do Egito,
Mênfis,
sendo o criador
das artes.
É venerado pelos
trabalhadores manuais,
particularmente
pelos ourives.
Tem como esposa
a deusa guerreira
Sekmet
e por filho
o deus Nefertum.
Ptah
criou o mundo
pela sua palavra
após concebe-lo
em pensamento.
RÁ :
O primeiro dos deuses,
criado a partir
do cós inicial (Num),
ele emergiu da escuridão
numa flor de lótus.
Esta flor ao abrir-se,
liberou toda
a luminosidade de Rá,
iluminando
tudo que existia.
Também
era conhecido
como Amon-Rá,
o deus Sol.
Foi um os deuses
mais cultuados
no antigo Egito.
Amon é considerado
o Sol espiritual do mundo,
cheio de mistérios
e senhor do Universo.
Amon produziu-se
a si mesmo,
sendo, portanto,
"incriado".
Criou a bondade
no mundo
em contrapartida
ao mal
produzido por
Seth.
Este deus
criou o mundo
e o mantém vivo
com a chama ardente
de seu calor solar.
ÍSIS :
Ísis é conhecida
como a mãe divina
e como esposa
de Osíris
e mãe de Hórus;
Ísis é uma
das quatro
grandes deusas
da proteção
(Bastet, Néftis, e Hathor),
guardando caixões
e Canopus.
Ísis é a irmã
de Néftis
com quem
ela agiu
como um
Mourner divino
para o morto
e é divinamente
representado
pelo Ankh.
No Novo Império,
ela tambem
era conhecida
como a Rainha do Céu
(semelhante a Astarde)
e regimenta
todos os assuntos
relativos a vida,
maternidade e feitiçaria.
No mito da origem
de Rá e o mundo,
foi escrito que
ela descobriu
o nome de Rá
encantando uma
serpente venenosa
para morde-lo.
A serpente
mordeu Rá
e Ísis só poderia
curá-lo
se soubesse
o verdadeiro
nome de Rá.
Sabendo
o nome de Rá,
ela teve poder
igual ao dele,
então,
determinado todo
o poder mágico dela
ficou conhecida
como a feiticeira divina.
SÉTH :
Deus
das tempestades
e violências;
identificado
com muitos animais,
inclusive o porco,
asno, e hipopótamo,
o irmão de Osíris
e assassino do mesmo,
o rival de Hórus,
comparado pelos gregos
com Tifon.
Seth
é o descendente
de Gheb e Nut.
Como o deus
da desordem,
ele foi responsável
por matar
o irmão dele,
Osíris.
No dualístico
conceito egípcio
do cosmo,
Seth é colocado
em justaposição
com Hórus,
o deus que
regeu a terra
com a ordem
e estabilidade.
Seth é uma
divindade animal
com a cabeça
curvada,
orelhas altas
e uma cauda
ereta
com uma seta
na ponta.
O animal que
ele representa
não foi identificado.
Ele às vezes
é retratado
com um corpo
humano
e uma cabeça
de pássaro
comprida,
semelhante
em aparecimento
com o deus
Thoth.
THÓTH :
É o deus
da sabedoria
e do mistério.
Permanece imutável
desde a sua origem,
ao contrário dos
outros deuses
que sofreram
alterações
no decorrer das
dinastias egípcias.
É o deus escrevente,
o juiz,
cuja sabedoria
e autoridade
é marcante
sobre todos
os outros deuses.
Ele anota
todos os
pensamentos,
palavras e ações
dos homens
durante
a sua vida
e as pesa
na balança
da justiça divina
(carma).
BÁSTÉT :
Uma deusa-gato
cujo o culto a ela
era feito em
Bubastis no Delta,
no Novo império,
era considerada
uma divindade
beneficente.
Ela foi vista
como a protetora
dos gatos
e de mulheres.
Bastet
representa
os aspectos
mais protetores
da maternidade,
comparada
com a agressiva
deusa-leão
Sekhmet.
Com um corpo
de uma mulher
e a cabeça
de um gato,
ela é vista
segurando,
freqüentemente,
um setro.
SELKETH :
Uma deusa-escorpião,
identificada
com o calor
abrasador do Sol,
uma das quatro
"deusas-protetoras"
guardando caixões
e Canopus,
às vezes é mostrada
como mulher
com um escorpião
na cabeça.
Ela é a protetora
do Canopus
com figura
de falcão.
Ela era ajudada
por Ísis,
Néftis e Neith.
NEITH :
Representada
como uma mulher
que usa a
coroa vermelha
e o emblema dela
é um escudo
com setas cruzadas,
umas das quatro
"deusas-protetoras"
no qual defendia
os caixões
e Canopus,
identificada
pelos gregos
como Atenas.
Uma deusa
com a guerra
e suavidade,
Neith
é uma personagem
importante
do culto funerário,
junto com Ísis,
Néftis e Selknet.
Ela é descrita,
normalmente,
usando uma
coroa vermelha
do Baixo Egito.
KHNUM :
Deus-carneiro,
que é descrito
criando,
freqüentemente,
os humanos na roda,
Khnum emergiu
de duas cavernas
no mundo subterrâneo
no oceano de Num.
Ele era o deus da
Primavera Catarata
do Nilo
no Alto Egito
e controlava
a fertilidade
enviando metade
das águas do rio
para o sul
e outra para o norte.
SÔBÉK :
Deus-crocodilo,
muito venerado
no Baixo Egito,
nos reinos
próximos
às margens
do Nilo.
NÉKHBÉT :
Deusa-abutre
protegia
com suas asas
os soberanos
do Alto Egito.
SÉKHMÉT :
Uma deusa-leão
adorada na região
de Mênfis;
a esposa de Ptah,
ela leva a destruição
aos inimigos de Rá.
Sekhmet é descrita
como uma mulher
com a cabeça de leão
que usa um disco do Sol
e um uraeus (naja).
Ela era uma deusa
importante
na capital Tebana
durante
o Novo Império.
O nome dela
significa
"ela que é poderosa",
e como tal,
ela personifica
os aspectos agressivos
de divindades fêmeas.
NÉFERTUM :
O deus do loto
e conseqüentemente
de ungüentos,
adorado em Mênfis
como filho de
Ptah e Sekhmet,
representado
como um homem
com a cabeça
vestida
com uma flor
de Lótus.
TÉFNÚT :
A deusa
da umidade,
com Shu
que forma
o primeiro par
Heliopolitano.
Tefnut
simboliza
o ar úmido
ou corrosivo
que provoca
mudanças
e cria conceitos
de tempo.
Shu e Tefnut
são os
descendentes
de Rá
(ou Atum,
uma forma
do deus-sol),
um deus cósmico
primordial,
progenitor
dos elementos
do universo.
AMMIT :
Descrito como o
que possui
o "traseiro"
de um hipopótamo,
à frente
de um leão
e a cabeça
de um crocodilo.
Ammit
"devorava"
os corações
dos que
foram julgados
culpados,
quando o
coração deles
forem
mais pesados
que a pena
no pós-mundo.
GHÉB :
Gheb,
que representa
a terra seca,
é o marido
de Nut,
a deusa do céu
e que representa
uma imagem espelho
das águas
do mar.
HÁPI :
Hapi,
o que traz
abundância,
controlava
a inundação anual
do Nilo,
que fertiliza
as suas margens.
Esta divindade
é descrita
como um homem
que tem plantas
na cabeça
e que segura
uma mesa
de oferendas
com produtos
providos
da terra.
IMHOTÉP :
O principal ministro
divinizado
de Dsojer
e arquiteto
das pirâmides
no Novo Império,
fora venerado
como o deus
da aprendizagem
e medicina,
representado
como um homem
sentado
que segura
um papiro aberto.
NÚT :
A deusa-céu
esposa de Gheb,
o deus-terra,
representada
como uma mulher,
o corpo desnudo dela
é curvado
para formar
o arco dos céus.
Nut é retratada
como uma mulher
de corpo coberto
com estrelas.
Ela é filha
de Shu e Tefnet.
SOKARIS :
Um deus
com cabeça
de falcão
a região
de seu culto
é em Mênfis.
WEPWAWET :
O deus-chacal
de Asyut
no Médio Império,
um deus
da necrópole
e um vingador
de Osíris.
KHÉPRI :
O deus
escaravelho-besouro,
identificado
com Rá
como um
deus-criador,
freqüentemente
representado
por um besouro
dentro do
disco solar.
KHONSU :
O deus-lua,
representado
como um homem,
com Amon e Mut
como pai e mãe,
eles formam a
Tríade Tébana.
Ele é
freqüentemente
descrito
com a cabeça
de um falcão
sobrepujada
com uma
lua crescente
e um disco lunar.
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